sábado, 2 de abril de 2011

O Mundo

O mundo espera-te, não podes negar. Abre os olhos e encara-o de frente, não deixes que te vire as costas. Digo-te desde já que não é nada justo, e decerto que mesmo antes de leres isto já te tinhas apercebido do seu sentido de justiça, de ignorância perante a tua existência. Com mais de 6 biliões de indivíduos é normal que mesmo na mais vasta área terrestre te encontres perdido ou incompreendido. O teu arqui-inimigo? O ser humano. Por mais que penses conhecer alguém, existe sempre um sentido de imprevisibilidade que o torna um paradoxo inconsequente de dependência e distância. Na minha óptica, ser da espécie humana compreende ter uma faceta mais sensível e outra mais agressiva, uma mais amorosa, outra mais fria, e nem sempre estas facetas estão em equilíbrio, tanto para o bem como para o mal. Tens de estar preparado, mesmo que tudo te pareça pacífico, porque a guerra moral, de valores e estatutos desconhece quaisquer decisões diplomáticas, e não há armistício que sustente tal envergadura como a mente humana, tanto do ponto de vista individual como colectivo. Quer queiras ou não, dás por ti no meio de um campo de batalha, sem saber qual a frente que tens a defender, contudo sê corajoso porque seguras o gládio que honra o teu espírito! Objectivo? Sobreviver. Tens medo? Alimenta-o com esperança. E assim é o mundo, mesmo que perguntes "que posso eu fazer?", apenas te dou um conselho: Não te conformes, esforça-te, grita bem alto, destaca-te e revela quem és ao Mundo!


Neste longo percurso vais ter que fazer alguns desvios, até mesmo construir pontes sobre grandes precipícios, mas tem isto sempre em mente, tu és quem tu quiseres ser, estás rodeado por uma infinidade de oportunidades e tem orgulho naquilo que é somente teu, tem orgulho na tua alma. Deves confiar somente em ti, e dar espaço na tua vida para quem realmente merece preencher o teu tempo. Atributos físicos? Deterioram-se com o passar dos anos. Atributos psicológicos? Tornam-se mais consistentes e conscientes à medida que envelheces. Por quais optarias? Sê responsável nas tuas decisões e sê feliz com quem realmente se esforça para que sejas feliz, que um dia serás recompensado.

7 comentários:

  1. tens toda a razão ! o:
    escreves mesmo bem, gostei muito (:

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, ainda só escrevi este texto, mas agora com as férias vai ser mais fácil para mim continuar :)

    ResponderEliminar
  3. de nada, e espero que continues porque gostei muito deste (:
    em relação ao meu texto e ao teu comentário: acho que tens razão, as pessoas por vezes sofrem tanta pressão que acaba por seder à falsidade, mas a meu ver qualquer resposta deve ser sincera, porque a sinceridade é um bom princípio, e se for numa amizade ou numa relação mais valor ganha.
    Sim, podes dizer que vivemos num mundo em que o interresse é a personagem principal, mas eu acredito que um dia alguém se vai fartar de tanta falsidade, egoísmo e inveja que o ser falso deixará de ser tão predominante.
    Exactamente, cada um deve de ter muito cuidado com os "amigos" que escolhe, porque nem todos eles são realemente verdadeiros, e depois até são capazes de nos "dar facadas" pelas costas ; e sim, devemos dar a merecer a nossa amizade, não oferecê-la, mas para muitas pessoas é preferível dá-la do que esperar por alguém que a mereça.
    Obrigado pelo conselho, realmente estava mesmo a precisar mesmo de abrir os olhos para esta realidade, mas há coisas de que agora eu não posso abdicar por muito que estejam rodeadas de falsidade.
    *desculpa só ter respondido agora x:

    ResponderEliminar
  4. Nesse caso só te tenho a dizer isto: Sê quem tu és, sempre!

    ResponderEliminar